Perguntas Frequentes
Perguntas
Para entrar em contato com a Ouvidoria é necessário me identificar?
Não. A opção é sua. Todavia, não tenha medo de identificar-se, pois a Ouvidoria tem o dever ético e legal de resguardar o sigilo de seus dados pessoais.
Quem pode falar com a Ouvidoria?
Qualquer pessoa, brasileira ou não, pode apresentar suas dúvidas, reclamações, denúncias, sugestões ou elogios, sobre assuntos relacionados ao município de Itapemirim.
A Ouvidoria resolve qualquer assunto?
A Ouvidoria procura ajudá-lo a encontrar caminhos para resolver problemas que você tenha tido com qualquer um dos órgãos do município de Itapemirim. Caso suas questões sejam da competência de outros órgãos da administração pública, a Ouvidoria irá orientá-lo quanto à maneira mais adequada para seu atendimento.
A Ouvidoria pode defender-me na Justiça?
Não. O papel da Ouvidoria é orientá-lo sobre como proceder para garantir o respeito a seus direitos. Podemos indicar-lhe caminhos, mas nosso atendimento não equivale e nem pretende substituir uma consultoria jurídica.
Como devo proceder para efetuar uma denúncia?
Procure descrever sua denúncia de forma clara, simples e objetiva. Nos casos que envolverem apuração e investigação, o ideal é que a Ouvidoria receba um relato completo do assunto como indicação de valores, locais, datas, nomes, documentos comprobatórios, bem como tudo o que possa servir de subsídios para viabilizar o encaminhamento da solução. Não é preciso se identificar. Esteja seguro de que seus dados pessoais serão mantidos em sigilo.
Em quanto tempo receberei minha resposta?
Procuramos agir o mais rápido possível. Para saber sobre o andamento da sua mensagem, você pode consultá-la. Tenha a certeza de que enquanto não houver resposta, a Ouvidoria não abandonará seu caso.
Com que a Ouvidoria contribui?
A participação do cidadão-usuário na administração do processo de prestação de serviços;
A construção e desenvolvimento da cidadania;
O estímulo à qualidade dos serviços prestados pelos órgãos públicos;
A produção de mudanças positivas na cultura interna dos servidores do município de Cariacica.
Quais os valores que norteiam os trabalhos da Ouvidoria?
Respeito a todas as informações encaminhadas pelo cidadão-usuário;
Excelência no atendimento ao cidadão-usuário buscando sempre oferecer um serviço de qualidade;
Ética;
Comprometimento e;
Os princípios constitucionais da administração pública:
a) Legalidade: somente pode-se fazer aquilo que a lei autoriza;
b) Impessoalidade: a conduta deve ser sempre imparcial e objetiva;
c) Moralidade: a decisão deve atender àquilo que a sociedade considera eticamente adequado em determinado local;
d) Publicidade:conferir transparência aos indivíduos sobre seus direitos;
e) Eficiência: os resultados obtidos devem ser os mais satisfatórios, sempre estar dentro de nossa competência legal, utilizando o mínimo de recursos e atendendo as solicitações no menor tempo possível.
Qual o processo de atuação da Ouvidoria?
Recebe e analisa as informações;
Identifica e constata sua pertinência;
Localiza a área competente;
Comunica a existência do problema e requisita esclarecimentos, podendo sugerir soluções;
Informa o usuário da solução adotada;
Verifica se o processo de prestação do serviço se acha devidamente retificado e aprimorado;
O que a Ouvidoria não deve fazer?
Priorizar ou analisar casos individuais;
Ser paternalista;
Marketing promocional.