CÂMARA MUNICIPAL ADERE AO PARLAMENTO JOVEM DE MINAS

por lid — publicado 15/02/2019 13h32, última modificação 15/02/2019 13h32
EM 2019, PELA PRIMEIRA VEZ A CÂMARA MUNICIPAL DE LIMA DUARTE SERÁ PARCEIRA DO PJ MINAS. PARTICIPARÃO NESTE PRIMEIRO ANO, ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS: ADALGISA DE PAULA DUQUE E JOAQUIM DELGADO DE PAIVA.

Parlamento Jovem de Minas debate discriminação étnico-racial

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), programa de formação política de estudantes do ensino médio, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais, terá como tema, em 2019, a discriminação étnico-racial.

Além de discutir os desafios para o enfrentamento desse problema, os alunos também terão a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo.

Nascido em 2004, o PJ Minas era realizado apenas em Belo Horizonte. Em 2010, começou a ser levado a outros municípios e, em 2014, passou a ser organizado em polos regionais.

“O PJ Minas valoriza a formação política como instrumento para fortalecer o Poder Legislativo, que precisa da participação dos cidadãos para se consolidar. Por isso, a parceria entre o Parlamento estadual e os municipais é tão importante”.

A partir de março, começarão as oficinas de formação e discussões sobre o tema do ano, que culminam na elaboração de propostas nas plenárias municipais. As propostas priorizadas serão discutidas e votadas nas plenárias regionais (Juiz de Fora) até agosto. Em seguida, as propostas votadas são encaminhadas pelos polos para consolidação de um documento a ser discutido e votado na plenária estadual (Belo Horizonte), em setembro, na ALMG.